NOTAS SOLTAS E RUÍDOS ESCRITOS

terça-feira, 30 de março de 2010

MGMT - Congratulations: Surpresa e frustração se misturam

Máquina e música se contrapõem nas mentes de Andrew Van Wyngarden e Ben Goldwasser desde 2008. Se a escolha do nome da banda como MGMT (sigla para management, ou gerência) fora uma tirada de sarro com o corporativismo moderno, sem que a brincadeira soasse tão “óbvia ou mesquinha como o universo dos negócios”, a artimanha durou pouco. Em pouquíssimos meses, para o bem ou para o mal, o MGMT não escapou à fagocitose da indústria, que os embalou e os ofereceu como iguaria exótica, a ser saboreada por qualquer antenado de plantão: “...são inexplicavelmente contratados de uma grande gravadora”, cravou o jornal The New York Times.

Expectativa vira inspiração
Em meio ao prazer e o dissabor de uma proposta alternativa que se confunde e se imiscui no mainstream, a dupla alternou as sessões para o novo disco entre um casulo no meio de floresta e a ensolarada Malibu californiana. Com um pé lá e outro cá sobre a linha invisível que sustenta a integridade artística, em Congratulations eles podem se congratular por alguns méritos, entre os tais, além das intrincadas melodias, o drible que desnorteia os que aguardavam um álbum repleto de maneirismos, enjaulado na fórmula de hits certeiros que fisgou os executivos da gravadora Columbia e a grande mídia. O peso da expectativa exacerbada serviu como inspiração para confeccionar o disco. Predominam entre os versos referências à ascendência meteórica e irrefreável da banda desde que Oracular spectacular (2008) alçou voo.

Com uma estratégia enviesada que opta pelo não lançamento de singles – caberá às rádios escolher que faixa trabalhar – e pela liberação de todas as faixas em streaming – através do site oficial e da página no Myspace – a dupla parece querer selecionar seus fãs e testar seus entusiastas. Congratulations não é um álbum previsível ou grudento à primeira audição. Com uma linha de baixo pulsante à surf music dando corda, It's working dá as boas-vindas recobrindo os vocais de Van Wyngarden sob uma densa camada de teclados. E é assim que a voz do líder do MGMT atravessa suas novas composições: como um elemento decorativo às melodias, sem nunca ocupar o primeiro plano.

Produzido por Peter Kember (Spaceman 3), o disco carrega a mesma gênese atmosférica, espacial e lisérgica que impulsionou o début, mas passa ao largo dos refrões eufóricos e ensolarados que ecoavam de hits como The youth e Kids. Em meio a canções de dinâmicas esquizofrênicas e progressivas, destacam-se versos nonsense e visuais que servem tanto à irônica Brian Eno quanto à melancólica Someone's missing e à épica Flash delirium. Esta última é uma lufada de ar fresco, uma cartada estratégica que dissipa qualquer controvérsia quanto à criatividade do grupo. Longe do electro rock dançante de Electric feel, o MGMT percorre um caminho sinuoso e arriscado numa época de extremos, em que cada passo é encarado como um convite ao abismo ou a salvação. Conceitualmente autênticos e artisticamente íntegros, patinam numa musicalidade desconexa, mas com lampejos de brilhantismo.

Ouça: Flash delirium


Ouça Congratulations na íntegra e assista ao clipe de Flash delirium aqui: http://www.whoismgmt.com/
Ou aqui: http://www.myspace.com/mgmt

Um comentário:

WEB SHERIFF disse...

WEB SHERIFF
Who You Gonna Call
Tel 44-(0)208-323 8013
Fax 44-(0)208 323 8080
websheriff@websheriff.com
www.websheriff.com

Hi Luiz,

On behalf of Columbia Records and MGMT many thanks for plugging "Congratulations" on your site (street date 13th April) ... .. thanks, also, on behalf of the label, management and artist for not posting any pirate links to unreleased (studio) material and, if you / your readers want good quality, non-pirated, preview tracks, then a full length version of "Flash Delirium" is available for fans and bloggers to link to / post / host etc at www.whoismgmt.com/ ... .. for further details of the new album, on-line promotions, videos and 2010 shows, check-out the official site, as well as the artist's MySpace at www.myspace.com/mgmt and YouTube channel at www.youtube.com/user/mgmtmusic ... .. and keep an eye on these official sources for details of further news, preview material and on-line promotions.

Also and as a goodwill gesture to fans and bloggers, an exclusive preview stream of the full album is currently available via the band’s website at www.whoismgmt.com ... .. this is for hyper-linking ONLY and for streaming by fans directly off the band’s official website, so please reciprocate this goodwill gesture by NOT ripping or embedding these files.

Thanks again for your plug.

Regards,

WEB SHERIFF