NOTAS SOLTAS E RUÍDOS ESCRITOS

segunda-feira, 13 de abril de 2009

40 anos dos Novos Baianos

# Quatro décadas redondas desde que Moraes, Galvão, Baby, Paulinho Boca e Pepeu se uniram e preencheram de música um Brasil pós-tropicalista que perdia para a ditadura Caetano e Gil. O grande achado aqui (acho eu) é a recuperação do documentário Novos Baianos F. C. (1974), de Solano Ribeiro, disponível há uma semana no Youtube. Após uma tentativa de restauro de cores, uma boa alma segmentou em partes a pérola, que foi toda rodada no sítio em que os músicos viviam, em Jacarepaguá, apelidado "Sitio do vovô". Em pleno regime militar, os caras continuavam a curtir o sabor anárquico da vida em comunidade e davam prosseguimento a fase do apartamento de Botafogo, que resultou na obra-prima Acabou chorare (1972). Em Jaca, o bando passava o dia jogando uma pelada e fazendo som. Resultado: Novos Baianos F. C. (1973), lançado pela Continental e que desembocou no referido doc., projeto vendido à TV alemã. O disco ainda segue a linha aconselhada e abençoada por João Gilberto, referência máxima para o Acabou chorare. Apostam na regravação de O samba da minha terra, de Dorival Caymmi, e mesclam frevo, baião, choro e samba deixando a pegada roqueira para as faixas instrumentais. Um apanhado de grandes canções, como Quando você chegar, Vagabundo não é fácil, Só se não for brasileiro nessa hora, Cosmos e Damião... Assistam abaixo os vídeos em que apresentam Brasil pandeiro, Preta pretinha, Swing de Campo Grande, Mistério do planeta, A menina dança e por aí vai... e muito bem.

Parte 1:



Parte 2:



Parte 3:



Parte 4:



Parte 5:



Parte 6:



# Pescada ontem na comunidade dos Novos Baianos: história em quadrinhos sobre os 40 anos do grupo publicada em fevereiro na Muito, revista dominical encartada no jornal A Tarde, de Salavador. Foram entrevistados todos os integrantes da banda. A partir daí, quatro ilustradores meteram a mão na massa e moldaram esse trabalho impecável.


















































# Abaixo uma geral do que cada um dos integrantes está preparando para esse ano festivo.

Moraes Moreira - Acaba de lançar pela Biscoito Fino o livro, CD e DVD História dos Novos Baianos e Outros Versos, gravado na Feira de São Cristovão, no Rio, e segundo ele uma espécie de prestação de contas de quase tudo o que fez nesses 40 anos, dando destaque a data festiva do grupo.

Galvão - O poeta e mentor intelectual do bando, espera o juízo final do mestre João Gilberto para poder colocar na rua a biografia do inventor da batida da bossa: João, a bossa e o violão. Além disso, tem um romance, um CD e um roteiro para longa-metragem em mãos, prestes a finalizar. Ah, planeja ainda relançar o livro Anos 70: Novos e Baianos, com novas revisões sobre a história da banda. O livro foi editado pela Editora 34, mas atualmente anda fora de catálogo.

Pepeu Gomes - Prepara (em princípio sairia em abril) novo CD com parcerias inéditas com Arnaldo Antunes, Nando Reis, Marisa Monte e Leoni. O primeiro desde a década de 90. Ainda este ano quer tocar o projeto Os Irmãos Gomes, com Jorginho e Didi.

Baby - Segue hoje em dia como "popstora", fazendo pregações regulares em sua igreja evangélica. Baby se apresentou com Pepeu e Paulinho Boca no Carnaval de Salvador 2009, relembrando canções dos Novos Baianos.

Paulinho Boca - Acaba de lançar e está em turnê apresentando o DVD Paulinho Boca canta Novos Baianos, extraído de um especial da TVE.

Dadi - O leãozinho segue sua carreira solo como cantor e compositor (tem se apresentando constantemente no Rio) a bordo do CD Bem aqui, que conta com participações especiais de Adriana Calcanhotto e Arnaldo Antunes. Dadi lança em outubro o livro Música é a mãe, que conta sua trajetória. Os cinco anos em que esteve nos Novos Baianos terá capítulo especial.

Jorginho Gomes - Após acompanhar Gilberto Gil por cerca de 20 anos, o baterista assume a banda de Ana Carolina.

# Além de tudo isso, está confirmada a apresentação dos Novos Baianos nos dias 2 e 3 de maio na Virada Cultural, em SP, mesmo que não saibamos se Moraes e Galvão estarão presentes.

Nenhum comentário: